Portanto, é interessante buscar por tipos de lâmpadas e saídas de decoração que privilegiem essa proposta. Selecionamos algumas ideias de tipos de iluminação para sala e para a mesa. Cômodo que necessita de pelo menos dois tipos de iluminação diferentes. Em primeiro lugar, a iluminação geral para todo o ambiente, preferencialmente branca, acima de 5000K. E também uma iluminação focada no espelho, a qual pode ser na parte de trás com o uso de fitas de LED ou nas laterais com lâmpadas e arandelas, por exemplo. Para a luz do espelho recomenda-se uma temperatura de cor entre 3000 e 3500K.
- Sua luz difusa pode iluminar detalhes do ambiente, sem gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas nos objetos.
- Você pode apostar em lâmpadas coloridas para destacar alguns ambientes e dar um toque moderno ao ambiente.
- Com o tipo certo e bem posicionadas, elas podem proporcionar uma experiência diferente em cada cômodo, além de ampliar visualmente o ambiente, deixar o espaço aconchegante e mais bonito.
- As arandelas com lâmpadas em tons quentes são ideais para isso, criam um clima agradável para ler livro ou meditar antes de dormir.
A norma NBR 5413 estabelece o nível de iluminância ideal para cada ambiente da casa. Portanto, essa norma deve ser a base de qualquer projeto luminotécnico. O valor definido pela norma varia conforme a função de cada ambiente, para que, assim, os moradores desfrutem de uma quantidade de luz satisfatória.
O Efeito Das Cores
Se você gosta de ler antes de dormir, por exemplo, também é possível incluir uma iluminação de tarefa ao lado da cama. Você pode optar por uma lâmpada de cor fria e usar uma luminária para difundir a luz no ambiente. Dessa forma, você deixa o espaço confortável e funcional para suas tarefas. Ela é indicada para que a luz seja distribuída de forma homogênea no ambiente, principalmente se houver uma TV. A iluminação de orientação é ideal para ambientes como corredores, escadas, áreas de piscina, jardins e entradas de residência.
Como Escolher O Tamanho Do Plafon Led? Descubra O Jeito Certo!

Cada uma delas trará um efeito específico na decoração, por isso, quando for comprar a sua, certifique-se de que gosta da maneira que ela emite luz e sombras, além de verificar a intensidade da iluminação. Todo ambiente deve ter um ponto de luz central, que deve ser forte o suficiente para distribuir iluminação pelo espaço inteiro, de forma homogênea. Outra dica é optar por paredes e teto claros, pois eles refletem a luz com mais intensidade. O sistema de iluminação de níveis envolve um conjunto de lâmpadas colocadas em alturas diferentes. A combinação de modelos de teto, parede e piso torna possível ajustar o nível de luz de acordo com as necessidades do ambiente. Para a iluminação máxima, as lâmpadas não devem estar mais do que 30cm de distância a partir do lado da cama.
Embora sejam totalmente diferentes, a iluminação direta e indireta podem ser combinadas dentro do mesmo espaço para causar um efeito ainda mais interessante na estética do ambiente. https://zenwriting.net/lampada4leds/decoracao-com-led-dicas-de-iluminacao-para-apartamento exemplo, um quarto pode ter uma iluminação central e, ao mesmo tempo, contar com abajures ao lado da cama, luminárias na penteadeira ou fios de LED ao redor dos quadros. Muitas pessoas costumam confundir a potência com a emissão de luz, mas a primeira opção se refere ao consumo de energia, medido em watts . Analisar a potência das lâmpadas é muito importante para que o projeto luminotécnico, além de funcional, proporcione maior economia de energia para os moradores do imóvel. As lâmpadas com maior emissão de luz e menor potência elétrica são as mais procuradas, pois isso significa que elas proporcionam uma iluminação adequada, sem gastar tanta energia. Você só precisa das luzes quando o sol está forte e a escuridão está se aproximando.